sábado, 26 de janeiro de 2008

Exchange 2007 - Deploying Server roles in a nut shell

Boas a todos,

para os entendidos em Exchange 2007 já não é novidade que o Exchange 2007 é composto por diversos papéis, nomeadamente:

Client Access
Edge Transport
Hub Transport
Mailbox
Unified Messaging


Existem diversas instalações possíveis, como por exemplo, com excepção do Edge Transport, todos os outros podem ser instalados num só servidor (non-clustered), ou então por outro lado podem ser todos distribuídos por servidores independentes.

O desenho e implementação de uma arquitectura de Exchange 2007, pode levantar uma série de questões e obedece até a alguns critérios rigorosos, um exemplo disso, é o facto de quando é disponibilizado um Mailbox server é obrigatória a disponibilização do Client Access e Hub Transport no mesmo site AD.

Quando se começa avançar mais nesta matéria, podem ser levantadas questões do tipo:

Questão 1: Numa situação em que distribuo os papéis de Exchange por várias máquinas, há alguma recomendação em relação à ordem de instalação de cada papel?

Resposta 1: Sim. Na realidade há uma recomendação em relação à ordem de instalação dos diferentes papeis de Exchange, quando separados por diversas máquinas. O critério é o seguinte:

1.) CAS
2.) Hub Transport
3.) Mailbox
4.) UM


Questão 2: No Exchange 2003 havia uma recomendação em relação a upgrades de service Pack de Exchange ou hotfixes, em que primeiro eram actualizados os Front-end servers e só por fim os Back-ends. No Exchange 2007 também há algum tipo de recomendação em relação à ordem de upgrades nos diferentes papéis?

Resposta 2: Sim, eu até nem diria recomendação, neste caso particular prefiro chamar-lhe mais uma obrigação, em que updates e Service Packs devem seguir a mesma ordem referida anteriormente.

1.) CAS
2.) Hub Transport
3.) Mailbox
4.) UM



Deixo aqui a recomendação para a leitura de um artigo Technet, uma espécie de Deploying Exchange 2007 Server roles in a nut shell. Muito útil para quem quer tirar aquelas dúvidas existenciais sem ter que ler uma espécie de ebook das páginas amarelas.

Deploying Server Roles
http://technet.microsoft.com/en-us/library/aa997610.aspx


R-Tape Loading Error,
Luís Rato

Sem comentários: